Festa: Feira da Paz terá segurança reforçada com auxílio de drone e detector de metal
Em uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (27), o 11° Batalhão de Polícia Militar de Manhuaçu informou que vai usar drone, detector de metal, além de um amplo efetivo para aumentar a segurança da população durante o evento de comemoração dos 146 anos da cidade, que será entre os dias 03 e 05 de novembro, no Complexo Boston City.
O comandante do 11º BPM, Tenente-coronel Luciano Reis, afirmou que o reforço será feito com os policiais do curso de formação de sargentos. “Nós estamos segurando todos os alunos do curso de formação, ou seja, nós estamos tendo a boa sorte este ano de ter o efetivo até maior que os outros anos por causa desses alunos. Nós dividimos a área do Complexo do Boston em setores. Cada setor tem um aluno do curso de formação do sargento responsável. Haverá um oficial comandando especificamente o evento interno. Nós temos oficial comandando especificamente o evento externo, que é o coordenador de policiamento da unidade. Além disso, o próprio comandante da companhia, que será o supervisor do evento”, pontuou.
O comandante explicou que haverá “um sobrevoo do drone fazendo esse monitoramento das pessoas e há um posto de comando no espaço do clube. Militares receberão essas imagens do drone e poderão acionar, por meio do rádio, os militares que estão setorizados”.
O número de ônibus será reforçado nos dias do evento para melhorar o acesso do público. A solicitação é que as pessoas optem por transporte coletivo, táxis e aplicativos.
“A estratégia de segurança é garantir que quem estará ali dentro realmente está indo ali para se divertir com qualidade. Que nós tenhamos uma festa com a maior tranquilidade e maior sobriedade possível”, afirmou.
O Tenente-coronel Luciano Reis ainda afirmou que a Polícia Militar irá atuar no combate aos cambistas, pessoas que trocaram alimentos por ingressos e vão para o evento fazer a venda.
o Comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, Tenente Flávio Mota, explicou que o Complexo Boston City comporta 15 mil pessoas e que o projeto elaborado pelo município visa a segurança dos participantes da Festa de 146 anos de Manhuaçu.
“O Corpo de Bombeiros se atém às questões da prevenção contra incêndio e pânico no local. Para esse tipo de evento é feito um projeto de evento temporário, ou seja, é feito um planejamento bem específico, através de um responsável técnico, que apresenta esse projeto para o Corpo de Bombeiros, que é analisado. Essa análise está sendo feita em Ipatinga e até o presente momento nós não temos nenhum tipo de intercorrência, foi protocolado no prazo regulamentar e a análise está sendo feita de uma forma bastante tranquila. Então, como você disse, 15 mil pessoas naquela área. É uma área que comporta 15 mil pessoas. Já foi analisado, tanto que já foi disponibilizado os devidos ingressos para os dias de evento”.
Segundo o oficial, o Corpo de Bombeiros também atuará na festa da cidade de Manhuaçu. “Nesse evento, nós também teremos equipes do Corpo de Bombeiros realizando a prevenção, realizando um ponto base, mas também haverá os brigadistas contratados pela prefeitura, que também é um requisito do projeto de evento temporário. Então, tudo isso está planejado de acordo com as normas técnicas. Aprovando-se o projeto, nós teremos a execução do mesmo no Complexo do Boston City e, novamente, o Corpo de Bombeiros estará lá para avaliar as condições de segurança. Então nós esperamos com o projeto aprovado não ter também problemas quanto a vistoria no local do evento. E isso aí a gente vai aguardar para a próxima semana”.
INGRESSOS
Com a série de questionamentos sobre a Festa de 146 anos de Manhuaçu, a Prefeitura Municipal confirmou que não existem mais ingressos para serem trocados por alimentos para os shows de sábado, 04/11, quando se apresentam Dilsinho e Ana Castela, exceto por uma pequena cota reservada ainda aos distritos. Já para sexta, dia 03, os ingressos também estão se esgotando para os shows de Atitude 67 e João Gomes.
Quanto à polemica da falta de critérios e limitações à quantidade de ingressos que cada pessoa poderia trocar, a prefeitura afirmou que foi dada ampla divulgação ao início e local de distribuição de ingressos e que já foram recolhidas cerca de 18 toneladas de alimentos, ou seja, quase 18 mil ingressos.
O Secretário de Cultura e Turismo Daniel Vieira, detalhou que já aguardava tamanha procura. “Eu confesso para você que nós já esperávamos isso sim, né? Nós tínhamos uma previsão, tanto é que nós imediatamente, na nossa comissão, em reunião com a Secretaria de comunicação, em momento algum nós optamos em colocar ingresso em outros municípios. Nós colocamos quatro pontos de troca somente aqui em Manhuaçu e algumas datas nos distritos. A população abraçou essa festa com muito carinho, como tem que ser, e veio e trocou seus ingressos”, pontuou.
Sobre os questionamentos de não terem limitado a quantidade de ingressos por pessoa, Daniel Vieira disse “que não cabe a nos limitar algo que está sendo compartilhado, que está sendo trocado. Tem casos aqui que tem famílias com 10 pessoas que iriam no evento, então uma pessoa lá e pegou o ingresso para as 10. Quando você começa a limitar isso, você acaba criando situações que podem ser mais complicadas posteriormente. Tiveram caravanas também que fizeram a troca e levaram ingressos”.
O secretário de Cultura e Turismo disse que não haverá troca de alimentos por ingressos na portaria do evento.