Confira o que o Sistema Faemg Senar preparou para a Semana do Fazendeiro
O Sistema Faemg Senar estará mais uma vez na Semana do Fazendeiro, realizada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O maior evento de extensão rural do país começa neste sábado (22/7) e vai até 28 de julho, reunindo milhares de pessoas no campus da UFV.
Neste ano, o tema da Semana do Fazendeiro é “Crescimento econômico inclusivo e sustentável: um novo olhar para a agricultura”, e o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, ministrará a palestra magna na abertura oficial do evento no dia 24 de julho.
Por meio do Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa, o Sistema Faemg Senar realizará 41 cursos de formação profissional e promoção social. As capacitações abrangem cadeias produtivas como cafeicultura, bovinocultura e piscicultura, além de áreas importantes para os produtores, como tecnologia e gestão.
Na Cozinha Escola, os participantes irão aprender como fazer delícias de Minas, como queijos, doce de leite, carne de lata e linguiças. No mesmo espaço, haverá Degustações Comentadas de Café, Queijo e Cachaça.
Ainda há vagas para os cursos oferecidos pelo Sistema Faemg Senar. Os interessados podem conferir a lista no site semanadofazendeiro.ufv.br e se inscrever, presencialmente, na Secretaria da Semana do Fazendeiro, na UFV, a partir de 22 de julho.
Programação
Além do estande institucional, onde os visitantes poderão saber mais sobre o Sistema Faemg Senar, haverá um espaço de convivência para receber produtores rurais e suas famílias e o espaço Meu Café no Sistema Faemg, com exposição e degustação de quatro cafés especiais da Região das Matas de Minas: Fons Café, Café Pico do Boné, Café Especial da Agrofloresta e Café Fazenda Colibri e Jatobá.
Nesta edição, a Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Seapa), a Emater, a Epamig e o IMA estarão juntos com o Sistema Faemg Senar no estande, levando informações sobre o agro mineiro e muito mais. Já o Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas e o Centro de Excelência do Café da Região das Matas de Minas (CEC RMM) irão mostrar como as entidades podem auxiliar os cafeicultores das Matas de Minas a agregar valor aos seus produtos.
No Empório Faemg Senar, egressos de cursos irão comercializar artesanatos (Artesanatos Bebete), cachaças (Cachaça Velha Aroeira e Cachaça Requinte do Emboque) e derivados do leite de cabra (Capril Milkabras e produtores de São Domingos do Prata).
“Esta é mais uma oportunidade de estreitarmos ainda mais o relacionamento com os produtores rurais. Iremos promover nossas ações para nossos públicos e para o meio urbano, além de mostrar a pujança do agronegócio mineiro e as fortes parcerias em prol do produtor rural”, destacou o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis.
A programação do Sistema Faemg Senar durante o evento também inclui Encontro Regional do Conseleite, inauguração da nova sede do Escritório Regional e inauguração do Agro Maker Lab, espaço criado em parceria com o Tecnoparq/UFV com o objetivo de promover o desenvolvimento de soluções inovadoras, empreendedoras e tecnológicas baseados no Agro 4.0, com foco nas principais cadeias do agronegócio da região de Viçosa, de Minas e do Brasil.
Ainda está previsto um encontro com presidentes e agentes de desenvolvimento rural dos Sindicatos de Produtores Rurais e demais entidades cooperadas da regional, Encontro de Técnicos e Supervisores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e o Hub Day, em parceria com o Tecnoparq/UFV, em que será apresentado um compilado das ações do Sistema Faemg Senar na área de inovação.
Assessora de comunicação do Sistema Faemg Senar em Viçosa