Estudante de escola pública do Sul de Minas conquista bolsa de R$ 2 milhões para estudar nos EUA
A jovem Malu Bustamante Junco Mendonça, de 18 anos, aluna da Escola Estadual Mário Goulart Santiago, em Pedralva, no Sul de Minas, conquistou uma bolsa de estudos integral com o valor de cerca de R$ 2 milhões paga pela Fundação Bill e Melinda Gates, para estudar nos Estados Unidos.
A jovem postou nas redes sociais um vídeo que mostra a sua reação ao receber o documento oficial que comunica a aprovação no curso.
“Ainda não consigo acreditar que é real. Mas posso esperar para conhecer novas culturas, lugares, pessoas, ter acesso a recursos antes inalcançáveis e fazer ciência de uma maneira completamente nova para mim”, escreveu em suas redes sociais.
A jovem também agradeceu o apoio da família, amigos, professores e os mais de 17,5 mil seguidores que acompanham a estudante em suas redes.
“A ciência tem me feito crescer culturalmente desde criança. Ela é o meu portal para outros mundos, o lugar onde minha criatividade é livre para fluir em sua mais pura forma. Ela é minha paixão mais profunda e mal posso esperar para fazer dela o meu futuro”, afirmou.
De acordo com a jovem, além da condição financeira, outros critérios são avaliados para a concessão da bolsa para quem se candidata.
“Eles também avaliam sua excelência acadêmica, envolvimento com a área na qual você pretende atuar e potencial de desempenho para o futuro. Aliás, nos últimos três anos, me envolvi em muitos projetos científicos, produção de conteúdo de ciências nas redes sociais e grupos de estudo. Tentei me envolver o máximo possível”, explicou.
Ela deve viajar em agosto do ano que vem e vai estudar gestão científica, curso que inclui formação em ciência, economia e habilidades gerenciais.
A bolsa vai custear as mensalidades na faculdade Claremont Mckenna, que fica na cidade de Claremont, na Califórnia. A bolsa também vai cobrir gastos com moradia e alimentação no país.