Facebook, Messenger e Instagram poderão contar em breve com notificações cruzadas

O Facebook está estudando meios para deixar a vida de seus usuários um pouco mais simples (na opinião dele): em um movimento que a companhia entende como “integração de serviços” as notificações tanto da rede social, quanto do Instagram e do Messenger poderão passar a ser exibidas todas nos três aplicativos, de modo a permitir que os usuários pulem rapidamente de um para outro.
Quem descobriu o recurso, que está em fase de testes foi a analista de mídia Mari Smith. Ela constatou que o app do Facebook para iOS passou a apresentar uma área de notificações interna comum (no canto superior direito) em substituição ao tradicional globo terrestre que agrega os informes da rede social tão somente. Ao clicar sobre o Facebook revela as notificações presentes não só do app em questão como também do Messenger e do Instagram, permitindo que o usuário pule de uma aplicação para outra rapidamente.
O grande problema é que a nova feature, que foi confirmada pelo Facebook na forma de “uma pequena fase de testes” e que também será inserida nos outros apps adiciona mais um clique para acessar as novidades do app que você está utilizando no momento, além de explorar a ansiedade dos usuários em sempre checar as notificações e dessa forma, permanecer mais tempo utilizando seus produtos.
Lembre-se, é intenção do Facebook manter todos os seus usuários dentro de seu Jardim Murado o tempo todo, já que ela trabalha para que suas soluções se tornem uma internet dentro da internet e que seu público não precise sair deles para nada. Vide o esforço da companhia de Mark Zuckerberg em trazer cada vez mais conteúdo para dentro da rede social, seja na forma de vídeos, textos (os Instant Articles), streaming e etc.

Diz o Facebook que o teste é limitado a poucas pessoas (de certo apenas alguns usuários mais influentes têm acesso, como é o caso de Smith) de modo a avaliar se o novo método de notificações cruzadas é melhor para o público, dessa forma não há garantias de que ele venha a ser implementado de fato. Isso é normal, testes do tipo acontecem o tempo todo, alguns nem chegam a entrar em alfa público mas este recurso em particular, na minha opinião está alinhado com as estratégias de retenção de público da companhia, por isso não duvido se ele for de fato implementado no futuro.

Por outro lado o Facebook lançou uma ferramenta semelhante para quem faz uso profissional de suas redes. O Pages Manager Inbox é uma solução voltada para os usuários do Facebook Pages Manager, a aplicação à parte que permite o gerenciamento direto de todas as suas páginas na rede social. Nele, você poderá visualizar e responder a notificações e interações tanto no Facebook quanto no Messenger e Instagram em uma única interface, desde que essas redes estejam conectadas às páginas.
O Facebook espera com o Pages Manager Inbox agilizar a comunicação entre donos de página e potenciais clientes, a fim de permitir mais e melhores negócios e ao mesmo tempo ver uma maior movimentação e compartilhamento dessas páginas pelos seus visitantes e parceiros, o que representa ganhos para a rede social. A solução será liberada para todos os usuários nas próximas semanas.
Fonte: TechCrunch

CATEGORIES
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus ( )