Força Nacional poderá atuar nas manifestações da segurança pública em Minas
De acordo com a decisão, a medida foi tomada após o Governo de Minas determinar que pessoas e lideranças envolvidas nos atos não obstruam as vias públicas, além de proibir a queima de fogos, o porte e a utilização de armas. Mesmo com o decreto os manifestantes continuaram “organizando manifestações que submete à ordem pública a risco”, escreveu o juiz Michel Curi e Silva.
No texto, o magistrado informou que as associações e os sindicatos identificados por estarem à frente das manifestações foram intimadas. E que o uso da Força Nacional vai ocorrer, caso seja necessário.
“Desde já, ordeno o uso da Força Pública Nacional no caso de a força pública estadual disponível ou remanescente mostrar-se insuficiente para o cumprimento desta decisão”.
Os servidores da segurança pública de Minas marcaram nova manifestação para a próxima segunda-feira (21), em frente à Cidade Administrativa, sede do Governo do Estado.
O que é a Força Nacional
Composta por policiais militares, civis, bombeiros militares e peritos dos estados e do Distrito Federal, a Força Nacional atua na preservação da ordem pública, segurança das pessoas e patrimônio, além de calamidades. Ela foi criada em 2004 sendo inicialmente instituída para atuação nos estados e executar atividades de policiamento ostensivo.
A reportagem do Hoje em Dia procurou o governo estadual para saber se houve algum pedido da atuação da Força Nacional em Minas, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.