Galo x Palmeiras: secretário de saúde de BH diz ser ‘muito provável’ que jogo pela Libertadores receba público

Galo x Palmeiras: secretário de saúde de BH diz ser ‘muito provável’ que jogo pela Libertadores receba público

A próxima partida do Atlético na Copa Libertadores, contra o Palmeiras, no dia 28 de setembro, pelo duelo de volta das semifinais, tem chance de ter a presença da torcida no Mineirão. Em entrevista nesta terça-feira ao programa Chamada Geral, da Rádio Itatiaia, o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, comentou sobre a possibilidade de o público ser liberado novamente até lá.

“É muito provável que tenhamos boas notícias, sim, para a próxima partida da Libertadores para o Atlético. E, por que não dizer, para as demais partidas do Cruzeiro e talvez do América, se resolver ter público”, afirmou.

Após autorizar a volta dos torcedores aos estádios na capital mineira para dois eventos-teste (Atlético x River Plate, pelas quartas de final da Libertadores, e Cruzeiro x Confiança, pela Série B do Campeonato Brasileiro), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) voltou atrás e decidiu vetar a partir do último domingo (22).

Depois de analisar o comportamento das torcidas nos dois jogos, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em BH optou pela proibição novamente devido ao descumprimento das regras e dos protocolos estabelecidos para a realização dos jogos de futebol. Muitos torcedores foram ao estádio sem máscara e promoveram aglomeração.

Agora, de acordo com Jackson Machado, a PBH fará um cruzamento de dados por CPF dos torcedores que foram ao Mineirão nos dois jogos para saber qual é a porcentagem de pessoas que possam ter se contaminado com a covid-19 após os eventos. Segundo o secretário, o procedimento será rápido.

“Nós não podemos nos esquecer que a aglomeração é o fator de risco. Então, precisamos fazer esse cruzamento dos dados. Mas este é um cruzamento que um computador faz de modo muito fácil. Cruzar 18 mil participantes de um jogo com aqueles que estão doentes pelo número do CPF, o computador faz em questão de horas. Não vamos precisar de dez, 15 dias para fazer essa análise”, explicou.

Após o anúncio do prefeito Alexandre Kalil de vetar novamente o público nos estádios de BH, o Atlético já começou a se mexer nos bastidores para estudar a possibilidade de levar a partida contra o Palmeiras para fora da capital mineira com o objetivo de ter público no jogo de volta das semifinais da Libertadores. As alternativas seriam os estádios Mané Garrincha (em Brasília) e Parque do Sabiá (em Uberlândia).

 

CATEGORIES
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus ( )