Concurso de Qualidade premia melhores cafés da região em 2020
O Brasil é o maior produtor e exportador de café planeta. As primeiras plantações de café no país começaram no século 18.
Minas Gerais é o principal estado no cultivo café e conta com o apoio do Senar para ajudar os produtores.
A cafeicultura tornou-se uma das atividades de destaque da agricultura brasileira e para impulsionar o setor, pequenos e médios produtores rurais contam com um auxílio importante, a assistência técnica e gerencial do Senar, que auxilia o produtor no planejamento estratégico e na gestão da propriedade no manejo da lavoura para geram mais produtividade e no controle dos custos de produção.
Um exemplo que podemos mostrar da importância da parceria é o caso de sucesso do Sr. João Batista Hott Amorim, cafeicultor, no Córrego São Francisco, em Ponte do Silva, que vem sendo acompanhando desde dezembro de 2016, pelo Engenheiro Agrônomo, Marcelo Souza Pinheiro, que é técnico de campo do programa AT&G SENAR Minas.
O Engenheiro Marcelo relata que vem insistindo com ele em plantar novas variedades, novos espaçamentos e novas tecnologias desde 2016.
O programa que o Engenheiro Marcelo atende o Sr. João Batista Hott Amorim é o AT&G do SENAR Minas Gerais, na área Matas de Minas, primeiro grupo existente em Minas Gerais. O Grupo é composto de 30 produtores e o Sr. João Batista é um deles.
“Desde o início venho insistindo com o João Batista Hott Amorim e os filhos para tentar fazer o café especial, fazer o terreiro suspenso, melhorar a qualidade do café e até que esse ano eles resolveram fazer um teste, fazer um café especial e conseguiram.”
“A minha insistência era pelo potencial tanto do produtor e dos filhos, como o potencial da propriedade, a sua localização e a altitude.”
Para nossa satisfação, o Sr. João Batista Hott Amorim, no primeiro ano de produção, sagrou-se vice-campeão do 7º Concurso Municipal de Qualidade dos Cafés de Manhuaçu e o 5º Concurso COORPOL de Qualidade dos Cafés das Mulheres.
Em razão da pandemia, a Prefeitura de Manhuaçu/ Secretaria de Agricultura, CRESOL e COORPOL (Cooperativa Regional, Indústria, e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta) visitaram as propriedades dos vencedores com o propósito de levar a boa notícia, em vez de solenidade para entrega da premiação destes concursos organizados pela EMATER.
O vereador Jorge do Ibéria participou da entrega da premiação ao 2º colocado no concurso, cafeicultor João Batista Hott Amorim, no Córrego São Francisco, em Ponte do Silva.
A produção de cafés especiais ganhou destaque nas últimas décadas aumentando a participação no mercado nacional e internacional, tornando o Brasil referência em qualidade.
Redação do Portal dos Distritos / ACM Notícias