5 motivos para não dar refrigerante para o seu filho
Devido ao excesso de açúcar, os refrigerantes podem causar problemas como obesidade e diabetes, além de impedirem que a criança aprenda a consumir frutas e sucos naturais, que têm nutrientes importante para o seu crescimento adequado.
Essas bebidas são ricas em açúcar, corantes, cafeína e sódio, substâncias que aumenta a pressão sanguínea e causam problemas de irritação e falta de sono. Saiba também o que não dar para o Bebê comer até os 3 anos.
3. Aumenta a flatulência e desconforto abdominal
Os gases presentes no refrigerantes aumentam a flatulência e o desconforto abdominal por distenderem o intestino, causando dor e incômodo.
Além disso, os gases também pioram a gastrite e podem provocar refluxo gastroesofágico, pois inflam o estômago e favorecem que o alimento volte para o esôfago, causando queimação.
4. Provoca insônia e alterações na pressão
Os refrigerantes do tipo cola podem causar insônia e aumento da pressão quando consumidos em excesso por conterem cafeína, pois as crianças são mais sensíveis a essa substância.
5. Aumento do cansaço e da irritabilidade
Os refrigerantes possuem corantes e adoçantes que irritam o intestino e diminuem a absorção de vitaminas e minerais importante para o metabolismo do corpo.
Como substituir os refrigerantes
As melhores escolhas para substituir os refrigerantes é oferecer às crianças água, água de coco, sucos naturais de frutas e chás gelados. Uma boa estratégia é não ter refrigerantes em casa, nem pedir essas bebidas quando for comer fora.
Para melhorar a aceitação do suco de fruta, pode-se utilizar copos e canudinhos coloridos e pedacinhos de fruta congelado ao invés de gelo, pois a criança é atraída pelas cores. Além disso, pode-se misturar frutas e criar novos sabores, sendo importante também evitar a utilização de açúcar para que elas se acostumem com o sabor doce natural das frutas.
tuasaude.com