Queimadas em Manhuaçu pioram o clima seco do inverno e causam danos
O Corpo de Bombeiros de Manhuaçu atendeu a uma ocorrência de incêndio, por volta da 1h30 da madrugada desta quarta-feira, 28/07, na Avenida Nações Unidas, bairro Bom Jardim.
Segundo informações do Tenente Garcia, houve empenho da equipe dos Bombeiros durante a madrugada.
As informações dão conta que se tratava de um incêndio controlado que tomou proporções maiores por conta dos fortes ventos e tempo seco no inverno, sendo que um flanco das chamas chegou próximo de algumas casas do bairro. Foi utilizado o caminhão auto bomba para debelar as chamas.
Tenente Garcia conta que foram feitas várias solicitações de moradores por conta do risco de chamas atingissem casas e uma área de vegetação. “Uma equipe foi empenhada até o local e com a utilização de cinco mil litros de água foram debeladas as chamas e eliminado o risco para os imóveis”.
O oficial conta que a região chamou atenção da população por conta da altura das labaredas durante a noite. “É um local que havia sido feito aceiros e não havia risco iminente para a população próxima e nem para as matas próximas. A população se sentiu incomodada com a fumaça e os resquícios de incêndio que chegavam até as casas e, por isso, os Bombeiros foram acionados”.
Segundo informações, foi um incêndio controlado que colocaram na região e o fogo tomou maiores proporções. “A gente sempre frisa para evitar que se faça esse tipo de ação, visto que é uma prática que exige muita técnica e monitoramento para evitar que as queimas controladas saiam do controle e causem danos maiores para a população e ao meio ambiente”
O clima seco e a falta de chuvas faz com que a chance de incêndios se alastrarem ocorra com maior intensidade. “Deve-se evitar que se faça essas queimadas controladas porque podem sair do controle. A prática de queimadas em matas é um crime com pena de reclusão e multa. A população deve ficar ciente disso também e evitar essas ações”.
Impacto para o Meio Ambiente e para os moradores
Na região do bairro Bom Jardim, a queimada devastou toda uma área de pastagem até as proximidades do bairro Ponte da Aldeia. O fogo foi extinto de madrugada, mas a fumaça tomou conta da cidade inteira. Em vários bairros, moradores reclamam da fuligem também provocada a partir do incêndio, que é comum no local em tempo seco.
Com as queimadas, que na maioria das vezes são causadas pelo próprio homem, o ecossistema é muito prejudicado e a carbonização produzida pela fumaça é um dos resultados que afetam principalmente os animais que muitas vezes morrem de imediato ou sofrem ferimentos incapacitantes ou letais.
Nesta quarta-feira, no início da tarde, o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater outro incêndio. Dessa vez, na região acima do bairro Lajinha. A fumaça tomou conta do trecho e provocou mais incômodo para a população.
Fonte: Portal Caparaó / Com informações do Tribuna do Leste