Jovem de Iúna morre e órgãos vão salvar a vida de 6 pessoas
Familiares de um jovem de 32 anos que morreu em um acidente de moto em Iúna, no Caparaó capixaba, decidiram enfrentar a dor com um ato de amor e autorizaram nesta quarta-feira (28) a doação de órgãos. A cirurgia foi feita na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro.
Ao todo, foram doados 2 rins, 1 fígado, 1 coração e duas córneas e todos os órgãos captados serão destinados para pacientes que estão na fila de espera por um transplante no Espírito Santo.
A vítima é o jovem Michel Ozório de Oliveira, que sofreu o acidente em Iúna após voltar da casa da namorada na semana passada. Ele foi socorrido e levado para a Santa Casa, mas na última terça-feira (27) ele não resistiu.
“É muito difícil para nós. Ele era um rapaz trabalhador, saudável e muito querido. A gente está nesse mundo de passagem e que esses órgãos possam servir para outras pessoas”, disse o pai, Moacir Ozório.
Segundo ele, apesar da dor de perder o filho, ele está com a alma tranquila sabendo que vai poder ajudar quem aguarda por um transplante.
“É duro, muito difícil. Mas decidimos fazer esse gesto com a consciência de que estamos salvando outras vidas”, disse.
Autorização
A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante (CIHDOTT), Beatriz Rivieri Colodette, reforçou a importância sobre a doação e que somente a família pode fazer essa autorização, por isso, eles precisam saber da vontade do doador.
“Então converse com a família. Esse é um gesto muito nobre em que no momento de muita dor, a pessoa consegue expressar seu amor ao próximo sem ao menos saber quem é”, comentou.
A Santa Casa é um dos hospitais referência no Estado na realização de trabalhos educativos para captação de órgãos e de janeiro a outubro deste ano foram realizadas seis captações de órgãos. Foram 2 corações, quatro fígados, oito rins e 10 córneas.
Fonte: Dia a Dia ES