Gabinete de Crise divulga resoluções para o combate a Covid-19
Foi decidido na manhã desta quinta-feira (7) pelo Gabinete de Crise Inter Secretarial de Combate ao Covid-19 resoluções para mobilizar a sociedade e comércio de Manhuaçu no combate a doença. O Gabinete foi instituído pela Prefeita Imaculada pelo decreto número 21, publicado também nesta quinta-feira (7). Nesta sexta-feira (8) haverá uma mobilização pela área central da cidade para conscientizar a população e os comércios sobre as medidas de prevenção e combate a doença.
As resoluções consideram além da instituição do Gabinete de Crise, a decisão tomada pelo Comitê Municipal de Combate a Covid-19, na última quarta-feira (6) que determinou a elaboração de um protocolo para a diminuição do fluxo de pessoas na cidade de Manhuaçu. O aumento da contaminação da população pela doença, principalmente ocasionada pelas festas de fim de ano e pelas viagens que ocorreram nestas datas, também foi considerado para a criação das medidas.
As resoluções tomadas são informativas, educativas e fiscalizatórias. As ações informativas ficam a cargo da Secretária de Comunicação que dará ampla publicidade a informações sobre contágio, disseminação e prevenção da doença, por meio dos veículos de comunicação oficiais da Prefeitura de Manhuaçu e mídia local.
As de caráter educativo ficam a cargo das Secretarias de Saúde e da Fazenda, que deverão realizar visitas e orientações às empresas atuantes em Manhuaçu, dando prioridade as atividades que promovam aglomerações. Já as ações fiscalizatórias serão promovidas pela Secretária de Fazenda e pela Vigilância Sanitária do município, que atuaram na fiscalização dos estabelecimentos comerciais, tendo poder de polícia administrativa quando estes locais não cumpriram com as normas sanitárias de combate a doença.
Os bancos serão convocados a dar soluções sobre as filas e aglomerações ocasionadas pelo pagamento dos aposentados, pensionistas e dos beneficiários do auxílio emergencial, pago pelo Governo Federal. O município também buscará soluções para evitar a aglomeração de pessoas na realização das provas do Enem, programadas para ocorrerem nos dias 17 e 24 de janeiro.
Como primeiras medidas para conter os avanços da Covid-19, o Departamento de Recursos Humanos e o Gabinete da Prefeita conscientizaram os servidores da Prefeitura na manhã dessa quinta-feira (7). Foram distribuídos kits com máscara e álcool gel para todos os servidores que trabalham no setor administrativo da prefeitura. Também foram repassados os protocolos de distanciamento social e cuidados com higiene para evitar a proliferação do vírus. Os servidores ainda assinaram um termo de responsabilidade sobre o uso obrigatório de máscaras dentro do espaço da prefeitura.
O impacto destas resoluções será avaliado em reunião do Comitê Municipal de Combate a Covid-19, que será na próxima semana.
Secretária Municipal de Comunicação Social