Começam as obras na ponte dos Gama, na MG-111
O DER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais) deu a ordem de início para a recuperação da ponte sobre o rio Jequitibá, localizada no quilômetro 91,8 da MG-111, no trecho entre o entroncamento da BR-262 (Reduto) e Manhumrim para a Construtora Ágil. A empreiteira iniciou, na sexta-feira, 14/05, a montagem dos equipamentos para a intervenção no local.
Segundo a Assessoria de Comunicação Social – DER-MG informou ao Portal Caparaó, a mobilização de homens, equipamentos, materiais e a montagem do canteiro de obras já foi iniciada. O prazo previsto de execução dos serviços é de 120 dias.
A empresa vencedora da tomada de preços 049/2020 será a responsável pela execução das obras contratadas por R$915 mil. A intervenção consiste na melhoria da ponte em concreto que tem 38,30 metros de comprimento por dez metros de largura.
Com a conclusão das obras, a ligação pela MG-111 entre Reduto, Manhuaçu e Martins Soares, com Manhumirim e demais localidades mais próximas, será restabelecida para o tráfego de todo tipo de veículo.
Nos próximos dias, a ponte será totalmente interditada para as obras. Os veículos menores conseguem passar por um desvio alternativo na estrada de terra.
Histórico
Em janeiro de 2020, as fortes chuvas que caíram na região provocaram a inundação do rio Jequitibá e as estruturas, pilares e vigas da ponte do Gama, ficaram abaladas. Técnicos do DER-MG, depois de avaliarem as condições da estrutura e por medida de segurança, limitaram o tráfego apenas a veículos leves.
Atualmente, o tráfego de veículos pesados é feito por meio de desvio, que aumenta em 19 quilômetros o percurso entre Manhumirim e Reduto. O trajeto é feito nos dois sentidos pela BR-262 até Martins Soares, depois acessar a MG-108.