
A Coreia do Norte voltou a alertar nesta segunda-feira que qualquer incidente acidental pode levar a uma guerra nuclear na Península Coreana. O aviso surge às vésperas de uma nova série de exercícios militares conjuntos entre Estados Unidos e Coreia do Sul na região.
Na semana passada, Pyongyang prometeu concluir até o fim de agosto um plano para lançar quatro mísseis de alcance intermediário na direção da ilha de Guam, no Oceano Pacífico, que abriga bases militares dos EUA. A ideia ampliou as tensões entre os dois países.
Mesmo se ninguém quiser, se um pequeno evento acidental acontecer, ninguém pode impedir uma guerra”, divulgou a agência estatal norte-coreana KCNA, em comunicado reproduzido pela agência sul-coreana Yonhap.
“Apesar do nosso aviso, se os EUA continuarem a manejar um golpe nuclear diante de uma potência nuclear, eles só acelerarão a sua própria autodestruição”, continuou o informe norte-coreano.
Seul e Washington definiram como 21 de agosto a data do início dos exercícios conjuntos entre as forças armadas dos dois países, que devem durar duas semanas e possuem um caráter defensivo apenas. Para Pyongyang, tais atividades são um ensaio para uma invasão da península.
Com informações da Sputnik Brasil
Coreia do Norte diz que 'pequeno acidente' pode levar à guerra
Mais recentes
PUBLICIDADE
