Operação aérea transfere grávida de gêmeos de Manhuaçu para Belo Horizonte
Uma mulher, de 33 anos, grávida, foi transferida nesta terça-feira (09/04), no começo da tarde, do Hospital César Leite em Manhuaçu, onde havia sido internada, para o Hospital e Maternidade Sofia Feldman, em Belo Horizonte.
O transporte inter-hospitalar foi realizado em duas etapas e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – o SAMU.
Na primeira etapa foi feito o transporte entre o Hospital César Leite, em Manhuaçu, e o Aeroporto Regional no distrito de Santo Amaro de Minas. O trabalho foi realizado por uma unidade de suporte avançado do SAMU, de Manhuaçu, composta por médico, enfermeiro e condutor.
No aeroporto já aguardava um avião do Corpo de Bombeiros, do Batalhão de Operações Aéreas, responsável pelo transporte até Belo Horizonte.
A transferência da mulher, uma gestante de 33 anos, foi necessária após avaliação de risco. Gravida de 26 semanas e dois dias, a mulher teve a bolsa rompida às 02 horas da madrugada desta terça-feira e contrações até o transporte esparsas, com um centímetro de dilatação.
Como está grávida de gêmeos, a situação foi considerada de alto risco e por isso a decisão de transferência para Belo Horizonte.
Júlio Oliveira / Tribuna do Leste