Cadastramento Escolar 2018 começa nesta segunda-feira e será online
Pais ou responsáveis que desejam garantir vaga para seu filho no ensino fundamental da rede pública em 2018 e também jovens que querem retornar aos estudos já podem se programar e ficar atentos às mudanças propostas para o próximo ano. O Cadastramento Escolar para 2018 começa hoje, segunda-feira, 12/06 e vai até o dia 23/06 e, pela primeira vez, será realizado pela internet em todo o estado de Minas Gerais.
O Cadastro Escolar estará aberto a todos os candidatos que desejam ingressar no ensino fundamental da rede pública de ensino de Minas Gerais, seja municipal ou estadual, em 2018. O cadastramento é unificado para as redes municipais e estaduais e é fundamental para o aluno garantir uma vaga em uma escola próxima de sua residência.
A inscrição é isenta de pagamento de taxas por parte do candidato e deverá ser feita através de formulário eletrônico disponibilizado na internet pelo site da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.mg.gov.br), segundo o analista educacional Henrique César Oliveira. “Sendo totalmente online, não haverá prorrogação do prazo. Então, as pessoas devem ficar atentas ao período estabelecido na resolução”, afirma. O objetivo da mudança, conforme Henrique César, se deve ao grande avanço tecnológico que facilita e agiliza no processo de cadastramento, evitando que as pessoas tenham de sair de casa para a realização do cadastro escolar. As inscrições estarão abertas para todos os candidatos que querem ingressar no ensino fundamental da rede pública, em 2018. “E quem não tiver acesso à internet deverá procurar as Secretarias Municipais de Educação dos 18 municípios que integram a Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, as Escolas Municipais e Estaduais”, destaca o analista educacional Henrique César.
Segundo a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, Vitória Magalhães Serri, o Cadastramento Escolar permite ao Governo do Estado e às prefeituras dimensionarem a demanda escolar, encaminhando com tranquilidade as crianças que vão iniciar os estudos, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for o ano do ensino fundamental. Com a demanda apresentada no Cadastramento, Estado e municípios fazem uma análise do fluxo escolar, da capacidade física das escolas, com vistas à apresentação de proposta de expansão e/ou reorganização, buscando compatibilizar a demanda e oferta de vagas nas redes públicas de ensino.
Poderão ser inscritos no Cadastro Escolar as crianças que completarem seis anos até o dia 30 de junho de 2018, estudantes vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares e candidatos ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental. “A inscrição deve ser realizada pelo pai, mãe ou responsável ou jovens maiores de 18 anos. No cadastro, o responsável pela criança deve indicar a unidade mais próxima de sua residência. No ato da matrícula, será exigido comprovante de residência para verificação do zoneamento”, esclarece a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu.
Matrícula
Vitória Magalhães Serri salienta que o encaminhamento para matrícula obedecerá, prioritariamente, ao zoneamento escolar. Esgotadas as vagas das escolas de cada zoneamento, o candidato será encaminhado para a escola pública de acesso mais fácil. “A matrícula será unificada nas redes públicas – estadual e municipal – e ocorrerá entre 11 e 15 de dezembro de 2017. Vale destacar que o aluno cadastrado deverá efetivar a matrícula nesse período, na escola para a qual foi encaminhado, para garantir a sua vaga. Quem perder o cadastro não terá vaga assegurada na rede pública em uma escola próxima de sua residência”, pontua.
O analista educacional Henrique César Oliveira informa que para efetivação da matrícula deverão ser apresentados, obrigatoriamente, os seguintes documentos: cópia e original da conta de luz da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado na inscrição, cópia e original da certidão de nascimento ou carteira de identidade, comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios, retorno aos estudos ou cursos da EJA.
Reunião entre entidades educacionais
Para definir alguns detalhes relevantes, a secretária municipal de educação, Luizaura Januária reuniu na quarta-feira, 07/06, com a equipe da Superintendência Regional de Ensino, Conselho Tutelar, pais de alunos, e representantes das escolas estaduais e da secretaria municipal de educação, que integram a Comissão responsável pelo acompanhamento do cadastramento escolar 2018.
De acordo com a secretária Luizaura Januário, os pais precisam ficar atentos quanto a data, que não será prorrogada. O cadastramento será feito pela internet, para que haja a unificação na rede municipal e estadual de ensino. “Não haverá como os pais escolherem o local onde o filho vai estudar, pois, essa é uma prévia e uma garantia das crianças que vão ingressar no ensino fundamental. Na Secretaria Municipal de Educação haverá também uma equipe disponível para auxiliar e tirar dúvidas quanto ao cadastramento”, ressalta Luizaura Januário.
Tribuna do Leste