Políticas públicas para usuários de drogas gera questionamentos em Manhuaçu
A reportagem do Tribuna do Leste aborda a situação de usuários de drogas em Manhuaçu e como as políticas públicas são fundamentais para ajudá-los a abandonar o vício. O debate consiste em uma atuação conjunta dos diversos segmentos do governo e da sociedade para reduzir a oferta e a demanda de drogas e os danos advindos de seu consumo.
De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2022 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), cerca de 284 milhões de pessoas – na faixa etária entre 15 e 64 anos – usaram drogas em 2020, 26% a mais do que dez anos antes.
Os jovens estão usando mais drogas, com níveis de uso em muitos países superiores aos da geração anterior. Na África e na América Latina, as pessoas com menos de 35 anos representam a maioria das pessoas em tratamento devido a transtornos associados ao uso de drogas.
Globalmente, o relatório estima que 11,2 milhões de pessoas no mundo estejam injetando drogas em 2020. Cerca da metade deste número vivia com hepatite C, 1,4 milhões viviam com HIV, e 1,2 milhões viviam com ambos.
Danilo Alves – Tribuna do Leste