Estudante come banana de obra de arte avaliada em R$ 600 mil
Um homem comeu uma obra de arte avaliada em U$ 120 mil, aproximadamente R$ 600 mil, no Leeum Museum of Art, em Seul, na Coreia do Sul. A instalação artística consistia em uma banana colada em uma parede com uma fita adesiva metalizada.
O Jovem estudante da Universidade Nacional de Seul, Noh Huyn-Soo, estava visitando a exposição na última quinta-feira (27) quando, aparentemente, se viu faminto e pegou a banana que estava pendurada na parede.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o momento em que o homem pega a fruta, a descasca e a come na frente de todas as outras pessoas presentes na sala da exposição.
Depois de se alimentar, Huyn-Soo recolocou a casca na parede usando a fita adesiva da obra e foi embora tranquilamente do museu.
Quando foi perguntado pelos seguranças sobre a motivação da atitude, o estudante explicou que não tinha tomado café-da-manhã e que estava com fome. Em entrevista à emissora coreana, KBS, Hyun-Soo, afirmou que “danificar uma obra de arte moderna também pode ser considerado um trabalho artístico”.
Seul: studente coreano mangia la banana da 120mila dollari dell’installazione di Maurizio Cattelan giustificandosi con "avevo fame"…
vabbè per fortuna non ha utilizzato la vernice lavabile…#Cattelan #Seul #Banana #PrimoMaggio2023 pic.twitter.com/sdUJRqGsKJ— Sirio (@siriomerenda) May 1, 2023
O artista italiano responsável pela obra, Maurizio Cattelan, reagiu à ação do jovem. “Eu não vejo problema algum”, respondeu quando questionado sobre o fato de um visitante do museu ter comido parte da instalação artística. A banana costuma ser substituída a cada dois dias por curadores do museu.
A obra já foi comida outras vezes. Em 2019, o artista performático David Datuna comeu a banana depois que ela foi vendida por U$ 120 mil no Museu de Arte de Miami.
O Leeum Museu informou que não irá responsabilizar Noh Huyn-Soo por ter comido a banana, uma vez que logo em seguida a fruta foi substituída por outra.
(sob supervisão de Enzo Menezes)