Chuvas fortes deixam pelo menos dez mortos nas Filipinas
O Leste e o Sul das Filipinas também estão sofrendo com as fortes chuvas e as consequências que chegam junto das tempestades. Desde segunda-feira (9), ao menos dez pessoas morreram e outras duas estão desaparecidas na região.
Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (12), pelo Centro de Prevenção de Desastres Naturais do país, conforme agências internacionais.
A chuvarada e as inundações também fizeram com que mais de oito mil pessoas abandonassem as casas em que viviam. Além disso, número superior a 430 mil habitantes foram afetados pelos temporais em diversas partes das Filipinas.
As áreas mais atingidas até o momento foram as ilhas de Samar, com duas mortes contabilizadas, e a de Mindanao, no leste e sul do arquipélago.
E mais chuvas estão previstas, segundo relatos das agências internacionais, com base em agência meteorológica das Filipinas. As precipitações devem continuar até o fim de semana em Mindanao e, em parte da região central de Visayas, entretanto são poucas as chances de se transformarem em tempestade tropical.
O país, também acometido por tufões e ciclones tropicais todos os anos, é visto como vulnerável às manifestações climáticas. Motivos apontados pelas agências são as infraestruturas e habitações precárias da região.