Minas Gerais acaba com recomendação pelo uso de máscaras ao ar livre
O governo de Minas Gerais também desobrigou o uso do equipamento de proteção ao coronavírus em ambientes de circulação livre do ar a partir do próximo sábado (12). A decisão foi comunicada pelo secretário de saúde, Fábio Baccheretti, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (10).
Segundo ele, entretanto, a decisão do uso ou não da máscara fica a critério de cada município. Ou seja, municípios que quiserem manter o uso obrigatório do equipamento podem continuar a fazê-lo. A medida já é válida em Belo Horizonte desde a última sexta-feira (4).
De acordo com Fábio Baccheretti, a decisão da não-obrigatoriedade das máscaras foi tomada em função da melhora dos indicadores da pandemia. Em Minas Gerais, a letalidade da doença está em 1,8, número considerado abaixo da média do Brasil, que fica em torno de 2.
Uso de máscaras em locais fechados
Também na coletiva, o secretário afirmou que o uso de máscaras em locais fechados deve obedecer meta de vacinação contra a Covid-19.
“Quando os municípios atingirem, além de 80% da aplicação das duas doses, chegarmos a 70% do reforço, a desobrigação em ambientes fechados será recomendada”, afirmou.
Segundo ele, Patos de Minas, no Alto Paranaíba, que já alcançou esta meta, já está seguindo a orientação.