Ucrânia convoca ‘exército de TI’ para batalha cibernética
O ministro de Transformação Digital da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, convocou, neste sábado (26), um “exército de TI” para auxiliar o país no front digital. Em seu perfil oficial, Fedorov compartilhou que precisam de “talentos digitais” para ajudar a derrubar sites associados à Rússia durante o conflito com sua nação. As informações são do G1.
We are creating an IT army. We need digital talents. All operational tasks will be given here: https://t.co/Ie4ESfxoSn. There will be tasks for everyone. We continue to fight on the cyber front. The first task is on the channel for cyber specialists.
— Mykhailo Fedorov (@FedorovMykhailo) February 26, 2022
Este tipo de ataque é conhecido como DDoS, em que se usam inúmeras máquinas para enviar solicitações a um servidor para sobrecarregá-lo e impedir que seja acessado por usuários verdadeiros.
Antes mesmo que a Rússia invadisse a Ucrânia o país já era alvo de ataques cibernéticos. Na última quarta-feira (23), sites do governo ucraniano ficaram fora do ar após os diversos ataques. Empresas de segurança digital constataram que os computadores do país foram alvo de data wiper, que limpa informações da máquina.