Morador de Caratinga é quinta morte confirmada por variante Delta em Minas
Um morador de Caratinga, no Vale do Rio Doce, é a quinta morte registrada pela variante Delta do novo coronavírus em Minas Gerais. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta sexta-feira (3). A nova linhagem, considerada até 60% mais transmissível do que a cepa original, já contaminou 236 pessoas no território mineiro.
De acordo com a pasta, os outros quatro óbitos em decorrência da variação do vírus ocorreram em Rio Novo, na Zona da Mata; em Uberaba, no Triângulo; em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizontee e em Claro dos Poções, no Norte.
A SES não divulgou informações sobre a identidade da mais recente vítima, como idade, sexo e se ela havia viajado pelo Estado. No entanto, reforçou que os dados são dinâmicos e “podem ser atualizados a qualquer momento”.
A variante Delta do coronavírus, de linhagem B.1.617.2, é classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma variante de atenção e/ou preocupação, estando sob vigilância mundial, devido à possibilidade de maior transmissibilidade, bem como a necessidade do desenvolvimento de estudos que comprovem a efetividade dos imunizantes disponíveis até o momento.
Medidas
Para minimizar o risco de disseminação, a SES informou ainda que realiza monitoramento dos casos confirmados, faz contatos com os pacientes em suspeita, e coordena o alinhamento com a rede de laboratórios, de forma a fortalecer a vigilância genômica em Minas.
Por fim, a pasta explicou que solicitou ao Ministério da Saúde o envio de doses adicionais para atendimento aos municípios mineiros. “Uma vez atendido o pleito da SES-MG, as doses adicionais serão distribuídas”, finalizou.
Anderson Rocha / Hoje em Dia